terça-feira, 23 de abril de 2013

Polemizando ou desmistificando!

Ontem lendo umas pontagens no Grupo do Facebook e conversando com uma amiga fiquei pensando numas questões levantadas e o quanto isso polemiza, mistifica e deturpa a ideia da cirurgia. O assunto em questão era o fato de sentir ou não sentir fome depois da cirurgia. Nêgo com 3 anos de operado falou que não sente fome nenhuma, que come porque tem que comer e chegaram a dizer que colocam o despertador pra lembrar. De duas uma ou esse povo tá querendo aparecer, e consequentemente passar informação errada pra quem ainda tá decidindo se opera ou não, ou, como falei lá, vou reclamar com meu cirurgião na próxima consulta porque minha cirurgia deu defeito. Sei que cada organismo reage de uma forma mas uma coisa é fato, reduzimos o estômago e não o extraimos, então como não sentir nenhuma fome??? Cientificamente, no primeiro mês (de quem faz by pass), não sentimos fome mesmo pois o fundo gástrico onde é produzido o hormonio da fome, a grelina (bruxa!!!), é isolado porém com o passar do tempo esse novo estômago passa a produzir esse hormônio pois ele é importante pro funcionamento normal nosso organismo.
Daí que eu fico pensando, a pessoa vai lá e escreve isso, que não sente fome e bla bla bla, e a pessoa que está se preparando pra operar, que está cheia de dúvidas e medos, que vê a cirurgia como a ultima esperança de ter uma vida saudavel e tranquila se agarra nisso achando que é uma verdade absoluta e NÃO É! E opera, e se decepciona e engorda de novo e fala que foi enganada. Eu não sei vocês mas eu sinto fome. O que não rola é de comer como antes. Tipo: tô com fome aí vou lá e como uma torrada integral com requeijão, pronto, fome saciada. Antes se eu não comece o pacote inteiro da torrada não ficava "feliz"! Obvio que há também ansiedade que se confunde a fome. Que há também sede que se confunde a fome. E principalmente nós mulheres que temos novecentros trillões de hormônios nos confundindo temos que estar atentas a isso (eu na TPM viro uma draga). Mas trambém existe a fome que é normal e é aceitavel! Meu estômago reclama se eu fico mais de 3h sem comer, parece um relógio!
Aí ontem me senti um ET no meio daquele povo todo. E fiquei pensando que se eu não tivesse lido tanto, pesquisado durante mais de ano, conversado com um monte de operados, falado com meu médico, assistido à palestra que ele tanto insistia que era importante e eu achava balela, talvez eu tivesse lido algo assim e hoje estaria super frustrada... Eu operei conscientíssima de todos os prós e contras da cirurgia e mesmo assim tive medo/anseios. Sabia que depois de um tempo as coisas iam voltar ao "normal" e que daí em diante eu precisaria me policiar, me reeducar, compreender minhas limitações e necessidades. E também sei que se hoje eu abri um blog de RA com o intuito de perder peso é porque não me dediquei ao máximo que poderia no  meu primeiro ano e deixei a atividade física em segundo plano porque mesmo não tendo feito emagreci 45kg e poderia ter perdido mais se tivesse feito a parte que me cabia já que a cirurgia fez muito bem a dela! Sério gente, tem dias que ler as postagens lá me tira do sério. Porque as pessoas julgam de todas as formas. Defendem ponto de vista como verdade absoluta  e se esquecem que cada um tem uma experiência pessoal e o que vale mesmo é o que seu médico/equipe diz(em).

No mais é isso. Balança hoje já sorriu pra mim mesmo com a dona M dando as caras: 62.8kg
Não para, não para, não para não
 \ o / \ o / \ o / \ o / \ o /

9 comentários:

Unknown disse...

Isso mesmo...!!!

Que Mané não sente fome o quê??!!!

Eu tenho 3 meses de operada e tb ...se ficar mais de 3 hrs sem comer sinto fome...lógico né gente...tô viva!!!

Tb acho errado e absurdo passar uma informação doida dessas...a não ser que a pessoas não se sinta( mas como assim não sente fome??!!eu hein!!)...

Essa mágica de não sentir fome nunca mais infelizmente não existe...se existir se indica esse mágico!kkkk

Olhaaaaa...62,800kg...Tá podendo hein!!???\0/
Bjs!!!

Beth disse...

Eu tenho 13 meses e sinto fome, mas conheço quem diga que não tem? Acho que é possível a pessoa se acostuma, se eu comer nos horários certinhos eu não sinto fome, porém se mudar a rotina ela aparece, é isso que as pessoas não sabem distinguir (eu acho), o ideal é sempre pesquisar e tirar dúvida com o médico, o que os grupos dizem servem pra ter uma noção, mas nem tudo que é dito é verdade absoluta, cada corpo reage de um jeito!!! Beijos e sucesso.

Rebeca disse...

Nao sinto fome talvez por comer de 3 em 3 horas e se passo disso sinto um desgaste no estomago como se tivesse me avisando q ta na hora... Mas fome q sentia antes da cirurgia nao sinto nao, pode ser pq só tenho 3 meses. Mas q sinto algo qnd fico muito tempo sem comer, sinto...
Bjo

Ninha Light disse...


Essa de ir reclamar com o médico, se achando uma fraude no mundo das gastroplastizadas, é a minha cara com a Angel. Sempre nos enquadramos nessa situação! Kkkkkk
Meu estômaguinho também reclama quando passo da hora, e sim, tenho fome. Uma fomezinha discreta (ainda sou recente, né?! Tenho 3 meses de cirurgia), mas ela existe. Lógico que não sou mais aquela draga desenfreada de outrora, mas TÔ VIVA, gente! Tenho hormônios, como bem disseste.
Força na RA, amiga!!! E bora malharrrrrr!!!!
bjos

Danielle Queiroz disse...

Amiga, sinceramente se esse lance de não sentir for fato de operados, eu sou uma mega E.T. kkkkk, não vou negar q até o terceiro mês eu não sentia mesmo a tal fome louca, meu estômago não roncava de fome, era uma ligeira sensação de q estava na hora de comer rsrsr, mas depois disso... Jesus me amarre kkkk... sinto fome sim, principalmente na hora do lanche da tarde 2... a frutinha q como as 15h30 não sustenta de forma alguma, mas é bem o q vc falou, uma fatia de pão com margarina ou queijo e pronto, to feliz e super satisfeita.
Agora, existe aquela fome das 21h... conheço ela perfeitamente e sei q não é fome coisíssima nenhuma, e pura vontade de comer bobeira, doces em geral, q seja uma bolacha recheada, um bombom, alguma coisa q não vai contribuir em nada na minha nutrição...
Graças ao bom Deus, sábado vai fazer 15 dias q essa "fome" está sendo dominada com iogurte zero ou mini-tablete de 70% cacau (amiga, isso sim foi um achado heim? não acreditei nas míseras calorias q ele tem, desde q se coma apenas um né? rssr)
E continuemos assim, um super bj e mega parabéns por ter saído dos 63, tenho certeza q vai conseguir!!!!

Anônimo disse...

Já tenho 4 anos de operada e também não sinto fome... pq isso não pode ser verdade? Nessa cirurgia o que acontece com um nem sempre acontece com o outro, como vc tem a coragem de dizer que a pessoa está mentindo? Fale de vc... se vc tem fome, ótimo!

Anna Gabriela disse...

Caro(a) anônimo (a), se você ler tudo que escrevi vai ver que digo que não há verdade absoluta. As pessoas são diferentes e reagem de formas diferentes. O que não concordo é de defender experiencias como verdades e não foi isso que fiz aqui. Disse da minha experiencia. Mas me diga uma coisa, se vc ficar um longo periodo sem se alimentar, você não sente fome? Talvez o que aconteça com a maioria de nós operados é a reeducação alimentar fazendo com que comamos a cada 3h ou 2h evitando dessa forma que fiquemos com muita fome e desencadeemos a compulsão; De qualquer forma fico feliz em saber sua opinião, só tenha mais cuidado no trato com as palavras. Faz bem e é tão bom. Obrigada pelo comentário, e volte mais vezes.

Anônimo disse...

Cuidado com que palavra? Fui super educada com vc?

Quem falou isso: "O assunto em questão era o fato de sentir ou não sentir fome depois da cirurgia. Nêgo com 3 anos de operado falou que não sente fome nenhuma, que come porque tem que comer e chegaram a dizer que colocam o despertador pra lembrar. De duas uma ou esse povo tá querendo aparecer, e consequentemente passar informação errada pra quem ainda tá decidindo se opera ou não, ou, como falei lá, vou reclamar com meu cirurgião na próxima consulta porque minha cirurgia deu defeito. Sei que cada organismo reage de uma forma mas uma coisa é fato, reduzimos o estômago e não o extraimos, então como não sentir nenhuma fome???"???

Vc fez um post não aceitando a opinião dos outros sim. Eu faço o possível e o impossível pra lembrar de comer de 4hs em 4hs. Não sinto fome! Já conversei com o meu médico e isso é SUPER NORMAL. Então vamos respeitar o comentário dos outros. Eu não fico falando que o que vc tem é GULA e não fome, eu aceito o que vc fala...

Anna Gabriela disse...

Tnato respeitei seu comentário que postei ele aqui. Poderia simplesmente ter ignorado. :D

 
CANTINHO DO BLOG © Copyright 2012.LAYOUTS E TEMPLATES GRÁTIS PARA BLOGS CLIQUE AQUI